quarta-feira, 26 de novembro de 2008

O que fazer no seu micro

DIARIAMENTE

Atualizações de software antivírus: Até há pouco tempo, fazer uma atualização semanal de definições antivírus de seus softwares de segurança bastava. Hoje em dia, com o surgimento cada vez mais rápido de pragas que exploram brechas de segurança do Windows e se disseminam por todo o mundo em questão de horas, o mais recomendado é checar por novas definições diariamente.

Reinicie quando os programas travarem: Você está editando um documento importante quando, de repente, tudo começa a travar. Não insista em começar tudo de novo, pois é muito provável que seu sistema esteja enfrentando alguma dificuldade no momento. Reiniciar o computador de vez em quando também faz parte de uma boa manutenção.

Backup incremental: O seu uso de computador consiste em trabalhar com Megabytes e mais Megabytes de informações preciosas? Pois não corra o risco de perdê-las, seja qual for o nível de segurança e estabilidade de seu sistema. Fazer cópias de segurança sai bem mais rápido e barato do que lamentar pelos dados irremediavelmente corrompidos.

SEMANALMENTE

Limpeza de disco: Sabe aqueles arquivos que o navegador de internet salva no seu computador a cada vez que você visita um website? E aqueles outros antigos, que raramente são utilizados, bem como alguns cookies – arquivos de identificação salvos por páginas da web em seu computador? É necessário fazer uma limpeza no disco para liberar mais espaço do disco rígido.

Varredura completa antivírus: Para encontrar algumas pragas que perigosamente se escondem no seu sistema, ou na máquina que você usa na empresa, agende sempre uma varredura completa. Fazendo isso uma vez por semana é uma garantia a mais de que nenhum vírus tenha entrado sorrateiramente na máquina sem que o antivírus se desse conta.

Windows Update: Para um sistema largamente utilizado que nem o Windows, manter o costume de checar por novas atualizações é um costume particularmente importante. Por causa das constantes ameaças que rapidamente se aproveitam de falhas de seguranças do sistema, é importante instalar cada correção tão logo ela for liberada pela Microsoft. Obs.: recursos disponível apenas para versão original do Windows.

Rode uma aplicação contra spywares: Toda a semana, faça uma busca em seu sistema por programas espiões, aqueles que roubam dados pessoais e financeiros do usuário, além de enchê-lo com propagandas indesejadas e usarem uma boa parte da banda de sua conexão à web.

Rode o Scandisk: Com a chegada dos Windows XP e 2000, a tarefa de fazer uma checagem em busca de erros no PC parece ter caído em desuso. Apesar de o sistema trabalhar melhor com os dados do que suas versões anteriores, é recomendado rodar o Scandisk semanalmente para encontrar eventuais defeitos.

MENSALMENTE

Atualize seus programas: Mesmo que você tenha somente alguns programas de uso regular ou dezenas deles para o seu trabalho, crie o costume de procurar por atualizações de segurança e performance no website dos respectivos fabricantes.

Atualize seus drivers: Os drivers são a conexão entre o seu sistema operacional e qualquer periférico instalado a ele – uma impressora, uma webcam, um scanner ou qualquer aparelho ligado ao PC. Entre outras coisas, eles são responsáveis pelo funcionamento correto de acordo com a versão do sistema e pela melhor performance de determinado periférico.

Desfragmente o disco: Instalar e desinstalar programas, mover pastas e arquivos de lugar, gravar muitos dados de uma vez e, logo depois, apagá-los... depois de algum tempo, estas ações acabam deixando o disco fragmentado, ou seja, com todas as informações espalhadas. Com isso, o disco pode perder um pouco mais de tempo “procurando” os dados que você requisitou, deixando o PC um pouco menos ágil. Para colocar tudo em ordem, execute o Desfragmentador de Disco pelo menos uma vez ao mês. Se você é um usuário que precisa sempre movimentar dados para lá e para cá, torne essa tarefa semanal.

Use programas de check-up: Antes que os componentes internos do seu PC comecem a dar problemas, faça um diagnóstico para saber se já enfrentam alguma dificuldade para cumprir as tarefas. Antes de mais nada, essa é uma atitude preventiva para identificar algum problema antes que sua máquina acabe deixando você na mão.

ANUALMENTE

Limpe o gabinete do computador: Sim, limpeza física também faz parte da manutenção do seu PC. A poeira que fica por cima da máquina, com o tempo, acaba grudando na estrutura e deixa a máquina com aspecto de velha. Por dentro, a poeira que gruda na ventoinha, nas placas e circuitos prejudica o bom funcionamento do sistema e pode até ajudar no aquecimento anormal do PC.

Limpe totalmente seus programas: Uma vez ao ano, se o computador parecer mais lerdo que o normal, faça backup de seus dados mais importantes e de programas instalados. Depois disso, pegue o CD de instalação do Windows e faça uma restauração para voltar o sistema ao estado original. Este processo também ajuda a definir o que realmente é utilizado no PC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de ser publicado seu comentário será moderado.