quinta-feira, 11 de junho de 2009

Como renomear várias fotos ao mesmo tempo

Quando você descarrega suas fotos da máquina digital no computador todas as fotos têm o mesmo nome seguido de um número que as diferenciam. O ideal é que elas tivessem nomes que identificasse melhor sua origem como o nome do evento ou do lugar onde foram tiradas, por exemplo, “Viagem à Índia2008.jpg”.

No Windows XP e Windows Vista você pode renomear suas fotos simultaneamente. COMO?

1.      Abra a pasta onde estão as fotos. (obs.: normalmente suas fotos ficam dentro de uma subpasta da pasta Minhas Imagens – para Abrir Minhas Imagens, clique no menu Iniciar e, em seguida,  clique em Minhas Imagens na lista à direita).

2.      Selecione todas as fotos que deseja renomear.

3.      Clique com o botão direito na primeira foto e, em seguida, clique em Renomear. (Obs.: a área do nome da foto fica azul indicando que está aberta para edição, não clique em nada agora).

4.      Digite o nome, por exemplo,  “Viagem à Índia2008 (1).jpg” e, em seguida, pressione a tecla Enter.

Obs.: automaticamente, o Windows renomeia todas as fotos seguintes, em seqüência: “Viagem à Índia2008 (2).jpg”, “Viagem à Índia2008 (3).jpg” e assim por diante. Isso funciona para renomear qualquer tipo de arquivo, não somente os de foto. Se você cometer algum erro, dê o comando Ctrl+Z tantas vezes quanto necessário para desfazer a operação.

Um comentário:

  1. Obrigaduuuuuuuuu. Valeu mesmo.
    Eu sofria renomeando uma por uma.
    Agora não. BJ

    ResponderExcluir

Antes de ser publicado seu comentário será moderado.